INFOGRÁFICO TRAZ AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS CRIATIVAS PARA O ANO DE 2019

O Relatório de Tendências Criativas 2019 prevê um clima de nostalgia visual e é um guia para os criativos de todo o mundo, inclusive no Brasil

Todos os anos, a Shutterstock lança o seu famoso Relatório de Tendências Criativas para inspirar profissionais em todo o mundo. Para 2019, as principais tendências identificadas no chamadoCreative Trends Report 2019 prevêem um retorno nostálgico à estética visual do passado. Os 11 estilos de design deste ano, muitos dos quais refletem o que já passou de forma lúdica, trazem as principais influências para o design e a produção visual em 2019.

Essas ideias foram determinadas pela análise de bilhões de buscas e downloads de imagens, vídeos e músicas de mais de 1,9 milhões de clientes em todo o mundo. Este ano, entre as principais ideias que dominarão a cultura popular, bem como tendências emergentes que irão surgir no cenário do design, estão temas como “Cultura Zine”, “Kawaii” e “Além do plástico”.

Cores chamativas, cartoons fofinhos e ostentação em estampas de animais revelam correntes vibrantes este ano. É um verdadeiro tesouro de distrações, reflexos divertidos da nossa ousadia individual. Ecos de tendências do passado, como estampas de onça, molduras douradas e luzes de neon, nos relembram como o design pode ser divertido. Confira!

TENDÊNCIAS CRIATIVAS 2019

Cada uma das principais tendências recebem a influência de uma era do design, enfatizando lembranças vívidas e marcantes. É o passado sendo transmitido com toda a intensidade do technicolor. As três principais para o ano incluem:

CULTURA ZINE

A estética crua e caseira recebe uma atualização digital. Com um aumento de 1376% nas buscas por “colagem de arte contemporânea”, a cultura zine está claramente viva na mentalidade descentralizada da era digital por meio das mídias sociais, onde os criadores independentes podem compartilha-la e os grupos de nicho podem descobri-la. Construídos com base em princípios de colagem e amplamente influenciados pela invenção da fotocopiadora, são recortes de papel, texturas granuladas e com ruídos e camadas de bordas rústicas que definem essa tendência.

OPULÊNCIA DOS ANOS 80

 Os anos 80 estão de volta e prontos para a festa. O termo “estampa de correntes” subiu 731% e as pesquisas por “padrão elegante” aumentaram 1060%. Esqueça o bom gosto, isso é sobre bons momentos. Contraste é a palavra-chave para esta tendência. Pense em estampas de leopardo (até 167%) e pele de cobra (até 157%), penas de pavão e cintos de corrente de ouro, pelagem macia e texturas de metal duro. Sim, a década de 1980 está de volta e pronta para celebrar com muita atitude. Brilhe!

O FUTURO DO PASSADO

O que é velho torna-se novo outra vez. Com o interesse em termos como “Synthwave” aumentando 717%, “Retrowave” subindo 676% e “Duotone” até 230%, esta tendência é uma releitura otimista dos primórdios da tecnologia, o reducionismo otimista de early-tech – um foco no futuro do passado. Ela se concentra no visual e nos sons que definiram o futurismo no alvorecer da era digital, como gradientes de roxo, azul e cor-de-rosa com efeito duotone, neons, gráficos vetoriais básicos e músicas etéreas com sintetizadores.

Algumas das tendências em ascensão do ano são uma sinfonia de beleza e alegria criadas por puro escapismo, enquanto outras focam na realidade em contraste fino. De ilustrações únicas a questões urgentes, veja o que causará impacto em 2019:

ALÉM DO PLÁSTICO

Com o consumo consciente em ascensão, vem surgindo o potencial inédito de vivermos em um mundo sem plástico. As mudanças climáticas estão despertando outros comportamentos em relação ao consumismo. E materiais sem plástico tiveram um grande aumento (+729%), além da procura por escovas de dente de bambu (+656%) e cânhamo (+752%). Os debates atuais giram em torno de alternativas. Produtos ecológicos, fabricados com essas fibras, estão tomando a dianteira, enquanto o lema inevitável dos próximos anos será reduza, reutilize, recicle.

KAWAII

Esta cultura fofinha nasceu no Japão, mas está criando ondas no mundo inteiro como uma distração bem-vinda em momentos turbulentos. E já que somos biologicamente programados para amar e nos derreter pelos personagens exageradamente infantilizados do estilo Kawaii, a tendência aumentou (+911%), junto com as ilustrações fofinhas (+192%). Vetores alegres em tons pastéis e objetos inanimados com carinhas meigas são grandes marcas deste estilo positivamente adorável. Ele conquista a nossa atenção de uma maneira que outras expressões culturais não conseguem, oferecendo uma calorosa fuga da vida cotidiana.

KALAMKARI

arte indiana de pintura e impressão em tecido, Kalamkari (+160%) é uma técnica tradicional com resultados impressionantes. Cores naturais e estampas complexas são elementos centrais desta arte tradicional que pode inspirar a decoração em cerâmica (+974%).

Este processo artesanal usa somente cores naturais como índigo, mostarda e verde-musgo para criar estampas e temas elaborados. Representações digitais mimetizam a qualidade artesanal com cores puras e estampas naturais de flores e animais.

ROMANCE ROCOCÓ

O período Rococó é conhecido pela riqueza e sofisticação da arte, repleta de estampas vintage dramáticas, molduras com folhas douradas e abundância de flores. Subtextos românticos se desprendem de tons pastéis suaves, luzes sensuais e linhas curvilíneas elegantes.

Inspirada neste período distintamente ornamental, esta tendência teatral se baseia no maximalismo artístico. Ela vai além da tela, levando elementos das belas artes como influência para as cores e texturas elegantes no design de interiores, iluminação sofisticada e design de cenários na fotografia, além de toques elaborados em web design.

PRISMA

Esta tendência comprova que o colorido nunca sai de moda, exibindo todas as cores do arco-íris em uma moldura geométrica vibrante de referência. Arcos-íris maravilhosos envolvem formas 3D e estampas integradas. Esta tendência pode ser exuberante, divertida e extremamente saturada ou soturna, neon e com bordas definidas. Usando estampas integradas atraentes ou animações gráficas ondulantes, ela utiliza o multicolorido como uma poderosa ferramenta de design.

HIPNÓTICO

Os padrões repetitivos, espirais giratórias e ilusões caleidoscópicas desta tendência são marcas de um design realmente imersivo, perfeito para a era digital. Ilusões multifacetadas e multicoloridas criando trabalhos com design estonteante. Estes são elementos fundamentais da psicodelia, oferecendo uma experiência de alteração da mente através do surrealismo e do abstrato. Procure por toques de uma nova dinâmica com base em defeitos neste estilo clássico, o efeito datamosh.

FUTURISMO COTIDIANO

Avanços incríveis, que pareciam impossíveis na virada do milênio, agora integram a nossa vida cotidiana. Enquanto a tecnologia reinventa nosso mundo, uma nova linguagem e simbologia estão emergindo para capturar nosso cotidiano. Do e-sports, com seus eventos massivos de jogos ao vivo, e multiversos de realidade virtual ao escaneamento biométrico para consumidores e a revolução da automação, o mundo da tecnologia está iluminado de imaginação e entusiasmo, e somos expectadores desta verdadeira revolução.

Prepare-se para se deliciar. Este doce estilo é a cerejinha do bolo das Tendências criativas:

LETRAS COM COBERTURA

Com um olhar você já sentirá o sabor desta fonte, que salta da tela com efeitos de sombras, texturas e, ocasionalmente, confeitos. Grossa e polvilhada em açúcar ou redonda com glacê de chocolate, com esta tendência de tipografia seu texto ficará no meio das sobremesas. O surgimento da realidade aumentada e o design imersivo vêm inspirando a tipografia digital a se aventurar em novas perspectivas e dimensões. Com fontes táteis com base em vetores, esta tendência fantástica demonstra como o design 3D pode ser uma doçura.

TENDÊNCIAS GLOBAIS

Várias tendências globais com crescimento elevado confirmam temas maiores, enquanto outras são mais surpreendentes. Estes são os principais termos da pesquisa em 20 países do mundo:

As Tendências Globais descrevem o crescimento mais rápido de ideias em 20 países ao redor do mundo e trazem, “Arte colorida de desenho animado”, dominando nos EUA, “Vórtice preto e branco”na África do Sul, “Melancia” na Itália e “Espaço Inteligente”, no Reino Unido, por exemplo.

Os aumentos nas pesquisas durante o ano fornecem insights que não são apenas úteis para outros profissionais de marketing, mas também valiosos para artistas, fotógrafos, videomakers e músicos de todo o mundo, como um guia inspirador para a criação de novos conteúdos para a coleção Shutterstock.

“Até mesmo os profissionais criativos mais talentosos às vezes querem um pouco de inspiração para o próximo grande projeto e o nosso Relatório de Tendências Criativas está aqui para ajudar”, diz Lou Weiss, diretor global de marketing da Shutterstock. “Este ano, nossas três principais tendências são influenciadas pelos princípios de design arrojado dos últimos anos, por isso, será particularmente interessante ver como elas evoluem com interpretações modernas mais adequadas para as plataformas digitais de hoje.”

Para explorar mais imagens e infos, acesse o Relatório de Tendências Criativas 2019 aqui.

Via Carol T. Moré é editora do FTC


AVISO: o sistema de comentários está aberto a todos os leitores, no entanto sinto-me no direito de apagar qualquer coisa que julgue ofensiva ou de caráter promocional. Obrigado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *